RESENHA: CONFISSÕES DE UM GAROTO TÍMIDO, NERD E (LIGEIRAMENTE) APAIXONADO

     Oiih gente, hoje trouxe mais uma resenha, dessa vez do livro Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado da Thalita Rebouças. Esse livro é o segundo de uma série, mas é importante frisar, que não é escrito pelo mesmo personagem do primeiro livro, a Tetê. Essa série foi criada pela Thalita para discutir vários pontos que a sociedade discrimina, de uma forma cautelosa e leve.

     O primeiro livro tratou da questão do bullying relacionado com a personagem Tetê. Nesse segundo livro, veremos o amigo da Tetê, o Davi. Veremos ele descobrir a sua sexualidade e veremos o própio preconceito que ele tinha com ele mesmo de ser gay. Duas palavras que definem esse livro é SUPERAÇÃO e DESCOBERTA. Devo admitir que antes de ler o livro tive um certo medo e esse medo, me fez ver em como esse tema é considerado um TABU. 

     Lendo o livro, vemos como a descoberta de Davi foi importante, como enfrentar seus medos também foi importante. Minha dica, para você que pretende ler esse livro é: ''Vai fundo! Se envolve no livro como qualquer outro!!''. Foi isso que a Thalita quis dizer. Não precisa temer o assunto, não é um monstro ou coisa de outro mundo ou modinha ou o que for que dizem por aí!

     Conhecendo mais o livro a fundo, vemos quanto preconceito Davi tem com ele mesmo e a superação/aceitação dele mesmo. Essa aceitação dele é tão bonita, que chega a ser uma lição de vida. É como a aceitação da Tetê dela ser ela mesmo: gordinha, mas a aceitação a faz ser alguém muito melhor, feliz.

     Além de conhecermos mais a vida de Davi, podemos ver nossos personagens tão queridos do primeiro livro. Podemos nos sentir mais unidos/conectados com eles, e nos sentir parte daquele grupinho. É uma leitura que eu super recomendo!!

18 comentários :

  1. Olha.... Odiei tanto o primeiro livro que nem perdi meu tempo de ler esse para te ser sincera. Não é uma autora que me vejo lendo numa mais. As ideias são boas mas a execução eu achei horrível. Porém que bom que você gostou no fim é o que importa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana o motivo da criação desse livro Thamiris, realmente parece ser uma ótima pedida para quem curte a maneira da autora de escrever, sei que este livro está a fazer muito sucesso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. São temas muito importantes mesmo, fico feliz que a autora resolveu abordar nesse seja a orientação sexual do personagem, parece ter sido uma ótima leitura! Apesar disso, não é um livro que está na minha lista, não me considero mais o público alvo, mas quem sabe um dia acontece, né? <3

    ResponderExcluir
  4. Oiê! Nunca li nada da Thali, e na época não me interessei por ele, mas pela sua resenha os temas debatidos são muito importantes e com certeza perfeito pros jovens.

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse livro não é pra mim confesso que não gosto de livros infanto juvenil, mas acho uma boa indicação de livro

    ResponderExcluir
  6. Acho legal que a Thalita tenha abordado este tema de sexualidade e com ele a própria aceitação. Eu ainda não tive oportunidade de ler, mas é um livro que pretendo ler sim
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas já tinha curiosidade de ler os dois livros dessa série por causa dos títulos. Acho super criativos.
    Ainda não sabia nada sobre o enredo e achei muito legal a Thalita abordar temas tão importantes. A questão da sexualidade e da própria aceitação pode ser difícil em qualquer fase da vida, mas na adolescência é ainda mais.
    Se já tinha vontade de ler esse livro e o anterior, sua resenha aumentou mais minha curiosidade. Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oii! Apesar de fazer um tempo que não leio livros nesse estilo, achei a história bem bonita e interessante. Sua resenha está linda e fiquei curiosa para conferir essa obra. Vou adicionar esse livro na minha lista. Bjss!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu adoro a escrita da Thalita Rebouças, é sempre muito leve e muito divertida e esse livro não me deixa mentir! Os que li dela foram alguns da série Fala Sério e aí me transformei em fã. Apesar de ainda não ter lido essa nova série, fiquei bem curiosa com a trama e espero ler em breve!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu amei essa leitura. Acho que a autora soube abordar temas tão atuais que ficou difícil classificar apenas como uma leitura para jovens. Os personagens são muito cativantes e a linguagem é bem fluida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Que bom que você gostou! Ouvi falar muito mal desse livro, inclusive que é a pior obra da Thalita até hoje. Isso só mostra o quanto a opinião sobre uma história depende mesmo do gosto do leitor. No momento, por conta de tantas críticas, não é um livro que eu tenha interesse em ler, mas fico feliz que sua experiência literária com ele foi boa. Um beijo e boas leituras para nós.

    ResponderExcluir
  12. Eu amei o primeiro volume e estou super curiosa para ler esse também. O que eu mais gosto na Thalita, além da simpatia, é que ela fala sobre temas sérios em seus livros e de uma maneira leve, que não fica nada forçado.

    ResponderExcluir
  13. Ola´
    li o primeiro livro e acabei me decepcionando horrores então nem arrisquei ler esse, não sou fã da thalita pois sinto os livros dela muito vazios as vezes ainda assim ótimo ler sua resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu gosto quando os livros abordam esses temas adolescentes que são bem pertinentes. Outra coisa que gostei é o personagem ser um garoto apaixonado, coisa que tenho visto pouco ultimamente. Adorei. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Hey, tudo bem?
    O primeiro volume dessa "série" não me agradou muito, pois achei algumas coisas bastante ruins, mas gostei muito da sua resenha desse segundo volume e fiquei intrigada para saber como a questão da sexualidade do Davi será trabalhada, já que ele é um querido.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que livro lindo <3
    Eu amo as histórias da Thalita, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler esse (nem o primeiro livro da série), mas já tá na lista de desejados! Com certeza vou me apaixonar.
    Amei sua resenha. Beijo

    ResponderExcluir
  17. Então, Nunca consegui me interessar em nada dessa autora.
    Curti bastante conhecer um pouco da obra aqui, mas não é uma leitura que eu faria, pelo menos não neste momento.
    Entretanto, parabéns pela resenha e obrigado pela dica!


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Até hoje só li um livro da Thalita e gostei bastante, ela tem uma pegada mais teen, mas que acaba agradando vários públicos. Pretendo ler essa duologia logo. Acho a capa desse livro lindíssima, pois adoro azul e estrelas.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir