RESENHA: O DIÁRIO DE ANNE FRANK

        O livro O diário de Anne Frank dos autores Otto H. Frank e Mirjam Pressler, é um livro que mostra todos os pensamentos de uma pessoa real, Anne Frank. Ela tinha 13 anos quando começou a escrever no diário, nesse tempo, o grande forte da Segunda Guerra Mundial- que era os judeus serem exterminados- não havia começado.  Então no começo vemos como era a vida da nossa personagem Anne, vemos as descrições feita por ela dos seus amigos e de como é a sua vida escolar. Com o passar da história, se vemos bem pertos do início da matança de judeus. Podemos ver, a família Frank planejando se esconder em um Anexo, cujo em baixo dele, é uma empresa, para não perder a irmã da Anne, a Margot-que foi chamada para ir a Aushwitz.
       Vemos, pelos olhos e sentimentos de Anne o que se passou em seguida. Vemos as condições precárias mas a valorização daquele lugar para aquela família. A seguir, vemos a ideia-que foi realizada- de dividir o Anexo com mais uma família e com um dentista. Você deve estar se perguntando: Se eles estavam escondidos, como eles conseguiam comida? Bem simples, eles tinham amigos que trabalhavam na empresa abaixo deles que providenciava comidas para os escondidos.
       É importante ressaltar, como ao longo do tempo no Anexo, Anne fica solitária, só tendo como amiga o seu diário. O livro, posso dizer, tem estrutura de um diário, com datas e sentimentos da autora, mas também tem estrutura de cartas, onde Anne escrevia para uma amiga criada por ela, a Kitty. As famílias conseguiam informações do mundo por um rádio e pelos amigos que ficam fora do Anexo-aqueles na qual ajudam, trazendo provisões para o Anexo.
     É lá para o meio do livro, que vemos um romance, entre Anne e  o filho dos Van Daan, mas ela descreve o romance entre eles, como um romance normal, vindo de uma amizade em que ambos encontraram os mesmos sentimentos um nos outros, ela não descreve como algo avassalador, algo forte. Preciso ressaltar aqui, as opiniões fortes da Anne, com o tempo, vemos como suas opiniões são bastante fortes e complexas para uma menina de 13 anos, passando por essa situação- a de ter que se esconder dos nazistas.
     Eu recomendo esse livro, embora não tenha sido o melhor livro que eu já li, em relação a esse gênero- o da Segunda Guerra Mundial. O livro é um pouco grosso, chega a ser o segundo livro que li sobre esse assunto, mas não chegou a ser um livro favoritado. De cinco estrelas eu daria por volta de 3,5 por causa do fator de que não me identifiquei muito com a personagem e por Anne ter focado em coisas fúteis-muitas vezes-, mas recomendo.

   

15 comentários :

  1. Olá!! Eu me interesso pela segunda guerra mundial,mas ainda não li esse livro e acho que mesmo que focando em alguns assuntos fúteis vale a pena conferir essa história!!!!

    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biazinha se você se interessa por esse gênero da Segunda Guerra Mundial tenho certeza que irá gostar. Mas aviso antes, como eu disse ela se apega a muitas coisas fúteis. Com isso, ela fala muito pouco sobre o gênero que você tanto gosta!! Espero que tenha gostado da nossa resenha ;)

      Excluir
  2. Gente amei, ler já é tudo de bom, e você é demais <3

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo, apesar de ser mega triste... Eu adoro essas histórias reais, muito bem narradas. Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  4. Ola!! :)

    Eu confesso que nao coatumo ler muitas historias reais mas ja li esse ha una anos e lembro me de ter gostado.

    De qualquer das formas e uma pena que nao te tenhas identificado. Eu lembro me de me ter emocionado ao saber o dfim das peraonagens! Ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li e gostei, mas também não é o meu livro favorito. Mas sim, acho que também vale a leitura.

    Beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu me interesso tanto por esse livro, parece ser maravilhoso. Uma pena que não tenha gostado tanto, adorei a resenha.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Nossa sempre fui louca pra ler esse livro ja vi alguns documentarios , mas tem muita vontade de ler o diario de Anne Frank.

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Já li esse livro mas não achei um livro tão importante assim no quesito da segunda guerra mundial, pra ser sincera achei meio fútil ... porém toda leitura é válida né !
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Uma das minhas sobrinhas leu o livro para fazer um trabalho escolar e comentou sobre a história. Fiquei muito curiosa e assisti o filme no YouTube. Como não li a obra não posso fazer comparações.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Achei a história da Anne e da familía dela muito triste, realmente os judeus comeram o pão que o diabo amassou. Eu já li metade do livro mas depois achei meio bestinha, sei lá, não consegui mais terminar de ler

    ResponderExcluir
  12. essa é minha leitura atual, estou amando esse livro

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive a oportunidade de ler essa obra, mas já li algumas resenhas e gosto bastante, apesar de ser uma espécie de diário, me parece bem interessante.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  14. esse livro foi uma das leituras mais tocantes que já fiz, trabalho inclusive em sala de aula com meus alunos... Anne Frank foi um dos motivos que me levaram a fazer o curso de História... <3

    ResponderExcluir